TIM e Huawei testam uso de VoLTE no Brasil

0
295

A tecnologia permite a transmissão de voz sobre a rede 4G, por meio de protocolo IP fim a fim, de um smartphone até o outro. O sistema também é conhecido como voz sobre LTE, ou VoLTE. Os testes foram feitos em parceira com a Huawei.

“A chegada dos serviços em alta definição em voz é a próxima fronteira da quarta geração”, diz Leonardo Capdeville, CTO da TIM. Para a solução se concretizar no Brasil, a cobertura LTE indoor precisa ser ampliada, o deve ocorrer com liberação do uso da banda de 700 MHz.

O VoLTE é baseado no serviço telefônico de multimídia (MMTel). As chamadas de voz passam a ser tratadas como dados e circulam inteiramente dentro do padrão LTE. Operadoras na Coreia e nos Estados Unidos já adotam a tecnologia. Nos testes em ambiente controlado, o tempo de conexão do VoLTE foi de 1 segundo, enquanto na chamada tradicional de voz (GSM/ WCDMA) e OTT VoIP, ficou entre 7 e 8 segundos.

Segundo a empresa, a tecnologia entrega voz mais límpida e videochamadas em alta definição. Já existem no mercado brasileiro dispositivos compatíveis com a tecnologia, como o Apple iPhone 6, Samsung S4 e S5 e Huawei Mate 7. Ainda não há previsão para testes comerciais da tecnologia.